RECIFE FRIO (2010 / Curta / Brasil / ficção / 24’ ), de Kleber Mendonça Filho, por Rudá Lemos.



Segundo a meteorologia, hoje choveu no Recife. Mas, com previsão de 23 a 32 grau...s, não se pode dizer que foi um dia frio na capital pernambucana.

O que Kleber Mendonça Filho simula, em seu curta metragem "Recife Frio", é um acontecimento climático inexplicável que transforma a capital numa cidade extremamente gelada, com temperaturas em torno de 14 graus.

O céu está sempre nublado, nos camelôs a oferta é sempre de casacos, mendigos que não morrem congelados fazem fogueiras de pneus pelas ruas, as praias ficam desertas. No ápice da crítica social do filme (e há muitas) o adolescente da classe média troca seu quarto com o menor, porém mais quente, da empregada; e o shopping vira o único ambiente de sociabilidade da população.

O formato extremamente verossímil é de uma (falsa) reportagem de um canal de TV estrangeiro, fato que justifica a narrativa didática e aumenta o grau de fascinação por tão adorável (e perversa) farsa. Kleber é pernambucano, o que legitima sua sentença final: mas será que a temperatura pode ser acusada como a maior modificadora da vida social? Será que, apesar de todo o clima tropical, já não éramos  todos  muito  frios?


Rudá Lemos