O DANÇARINO DO DESERTO ( Desert Dancer / 2014 / Drama Biográfico / Reino Unido / 98' ) de Richard Raymond – por Cristina Paraguassu.



"Dancem, dancem! Se não estaremos perdidos!" A frase testamento de Pina Bausch além de um pedido é um aviso: o mundo intolerante em que vivemos tem facetas nunca antes vistas. Baseado em fatos reais da vida de  Afshin Ghaffarian (Reece Ritchie), com roteiro de Jon Croker, a ótima estreia de Richard Raymond na direção de um longa, conta uma linda história de amor à arte e persistência.

Entretanto, além de ser em inglês (isto é banal no cinema), faltam músicas, instrumentos musicais e danças persas, há um enaltecimento da cultura ocidental com citações de Dirty Dancing a Michael Jackson um pouco desnecessárias, outras essenciais como a dança de Nureyev  que fisgam o menino Afshin e o espectador, e a citação ao youtube causa risos. Globalização cultural, mas de mão única.

Depois da Revolução de 1979 foram proibidas várias atividades no Irã e criada uma milícia paramilitar , Basij, para "cuidar da ordem".

Os ultraconservadores dirão que a cultura de cada povo deve ser respeitada. E concordando com eles, é bom lembrar que há mais de 2 mil anos havia na Pérsia(Irã) o deus da Luz, Mitra, a quem eram sacrificados touros e os homens dançavam em sua homenagem. Por coincidência o mestre Mehdi (Makram J. Khoury) que tem um centro de artes, além de mostrar o vídeo de Nureyev, também lê um poema de Rumi que fala em Luz!

As coreografias belíssimas de Akram Khan mereceriam melhores enquadramentos. As mãos maravilhosas que saem de cena...

A amiga, amada e de certa forma "professora" de Afshin, Elaheh (Freida Pinto), além de dizer a frase chave do que é a dança, também é viciada em heroína - fartamente consumida no underground - que diz ser para “alienar a juventude", prática comum nos regimes totalitários. E as cenas de abstinência são coreografias da dor e sofrimento muito bem mostradas.

As manifestações políticas em favor de Mousavi, adversário de Ahmadinejad, a onda Verde em 2007, é um alento de se ver, sobretudo no Brasil atual, perigosamente sem confiança nos políticos.

A cena da tão sonhada apresentação no deserto é entremeada com uma tensão clichê, mas nada de tão absurdo. Depois a peça de teatro “A Tempestade”, do bardo Shakespeare, é uma cereja no bolo, uma coda em que o real Afshin Ghaffarian surgirá, em seu exílio em 2009.

O deserto é ótima metáfora de regimes totalitários, e a arte é fartamente comprovada como instrumento libertador. Dizem alguns que a dança teria sido a primeira das artes da humanidade. E ainda existirá por muito tempo se depender de jovens como esse dançarino do deserto.


Cristina Paraguassu