OUTUBRO - MÊS DO CINEMA - NO RIO, EM SAMPA E NO CANADÁ


Cena Inesquecível de O SOM AO REDOR, grande vitorioso do Festival do Rio 2012



O Festival do Rio parece nunca terminar! Após 15 dias de intensa maratona, vem a repescagem – uma semana de reprises no Odeon onde temos a última chance de ver aqueles best of the best que perdemos durante o festival. Resultado: a maratona continua até sexta (19). Estou convencido que nada é mais aflitivo que um Festival de Cinema com 400 filmes acontecendo na cidade em que você mora, com você querendo ver 50 deles mas tendo que todo dia trabalhar, cozinhar, faxinar, levar o carro na oficina, ir ao banco pagar contas, levar o dog no pet shop, comemorar o aniversário, viajar com a família .. e ainda escrever e postar as críticas dos filmes que viu. Simplesmente inviável. Meus colegas jornalistas a essa altura de outubro já estão todos estressados e doentes. Felizmente eu sou blogueiro e posso dizer: BASTA !! Resolvi priorizar. Vi o máximo de filmes que pude. Rascunhei (no instantâneo) uma rápida critica para a maioria deles. Findo o Festival, vamos organizar as pautas e escrever com calma sobre aqueles filmes dos quais realmente eu quero falar. Mas eis que .. a cidade não pára. O Rio é um eterno festival. Ainda não acabou a repescagem e já começou ontem mais uma edição do Vivo Open Air no Jockey Club. Enquanto isso, está rolando desde terça na Caixa Cultural o seminário Crítica da Crítica: Expansões e Limites do Pensamento 2.0. Como se não bastasse, começa hoje em Toronto/Canadá, o 6º Brazil Film Fest, que comemora os 20 anos da RioFilmes. E euzinho aqui estou encarregado de fazer a crítica diária dos 10 longas brasileiros em exibição. Acabou? Que nada! Começa amanhã em Sampa a 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com mais de 300 filmes ótimos .. O jeito é me virar nos 30 (melhor dizer nos 40) e seguir remando na maratona. O máximo que pode me acontecer no final é morrer, na praia.

6º BRAZIL FILM FEST AQUECE O OUTONO CANADENSE

The Royal Cinema em Toronto, Canadá, ano passado


Há seis anos vem acontecendo no Canadá, um festival de cinema inteiramente dedicado à produção audiovisual brasileira. De amanhã a domingo, 18 a 21 de outubro, o Cinema The Royal – no coração de Toronto – estará abrigando o 6º Brazil Film Fest, que este ano celebra o vigésimo aniversário da RioFilme. Este ano serão exibidos sete longas de ficção e três longas documentários, com som original e legendas em inglês. Todos os filmes foram produzidos ou distribuídos pela produtora carioca em diferentes épocas, compondo um diversificado universo cinematográfico que se caracteriza pela audácia e criatividade, tanto na forma como no conteúdo. Vejam a programação completa abaixo. Em caráter especial eu estarei aqui diariamente, comentando os filmes do dia e, quando possível, entrevistando seus realizadores.

VIVO OPEN AIR NO JOCKEY CLUB

Vivo Open Air, Festival de Cinema no Jockey Club da Gávea


A partir de hoje, quarta (17/10) até o domingo (04/11) com exceção das segundas, o Jockey Club na Gávea volta a receber o Vivo Open Air, maior festival de cinema ao ar livre do mundo, que comemora 10 anos de sua primeira edição no Rio, em 2002. O tradicional mega-telão esse ano está ainda maior com 325m² de tecnologia suíça. Todo dia tem uma sessão de cinema diferente (21h) seguida de uma festa/show ao ar livre (23h). A curadoria é de Pedro Seiler (festas), Karen Daylac e Tati Leite (filmes). Os ingressos, que estão a R$60,00 nos fins de semana e a R$40,00 durante a semana, podem ser comprados nas bilheterias do Jockey ou pelo Ingresso Rápido. Vejam a programação completa abaixo.

A seleção de filmes está interessante e eclética, indo de clássicos pra lá de manjados como O Poderoso Chefão, De Volta para o Futuro, Os Caça Fantasma .. passando por pré-estreias aguardadíssimas como A Deeper Shade of Blue, Marcados para Morrer, Zarrafa .. e aterrizando em curiosidades como o documentário Vou Rifar meu Coração, sobre o universo da música brega brasileira. E pra alegria ficar completa ainda tem sessões de curta-metragem com O Duplo, de Juliana Rojas, menção honrosa na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2012; a animação Linear, vencedora do prêmio especial do Anima Mundi desse ano; A Dama do Estácio, com Fernanda Montenegro fazendo uma prostituta velha; Donos da Mata, o mais novo curta de Luciana Bezerra, cineasta do Nós do Morro; Licuri Surf, que participou da Competição Oficial do Festival de Berlin – só pra citar alguns .. Agora me digam: dá pra perder?!

SEMINÁRIO “CRÍTICA DA CRÍTICA” NA CAIXA CULTURAL

Seminário Crítica da Crítica na Caixa Cultural ontem


De 16 a 19 de outubro acontece na Caixa Cultural Rio o seminário Crítica da Crítica: Expansões e Limites do Pensamento 2.0, debatendo os temas: Música, Artes Visuais, Cinema e Literatura. Dividido em quatro mesas de debates, o encontro reunirá artistas, jornalistas e pesquisadores de diferentes linguagens para debater o modo como se constroem e se polemizam valores estéticos na era das redes sociais, do MP3 e do YouTube. Os temas buscam discutir a relação entre a crítica cultural e a chamada Web 2.0, bem como o conjunto de recursos que marcaram a segunda idade da Internet, possibilitando ao usuário comum o poder de criar, classificar e disseminar conteúdos online.

O encontro vem propondo vários questionamentos interessantes: Qual o papel da crítica cultural quando a Internet dá a todo mundo o direito de emitir opinião? Quais os desafios e possibilidades abertos para a crítica cultural com o advento da Internet? Como as plataformas de compartilhamento de conteúdo alteram os circuitos de distribuição e recepção de produtos culturais? O surgimento de um grande número de emissores de opinião seria capaz de ameaçar ou transformar o discurso da crítica hoje? A curadoria é de Leandro de Paula e a coordenação geral de Valterlei Borges. O seminário é gratuito e acontece no Cinema 2 da Caixa Cultural, sempre às 18h30, com distribuição de senhas a partir das 17h30. Tudo a ver, não é? Vejam a Programação Completa abaixo.

36ª  MOSTRA  INTERNACIONAL  DE  CINEMA  DE  SÃO  PAULO - 2012

Logo Polaroide da Mostra SP 2012


Em duas semanas, de 19 de outubro a 1º de novembro, a 36ª Mostra vai apresentar em mais de 20 salas de cinema de São Paulo mais de 300 longas-metragens, incluindo uma seleção de filmes estrangeiros inéditos no Brasil, entre eles a última obra do diretor português Manoel de Oliveira, O Gebo e a Sombra, que não esteve no Festival do Rio. O mestre russo Andrei Tarkóvski, que eu amo, será o grande homenageado. Ah! BASTA! Essa mostra é maravilhosa e merece uma matéria especial, só pra ela. Farei. E se os anjos permitirem semana que vem estarei na Paulicéia para mais uma maratona cinéfila.

Por agora, a decisão está tomada: ano que vem tiro minhas férias em outubro.
Pessoal, até loguinho.
.DarioPR


PROGRAMAÇÃO DO 6º BRAZIL FILM FEST DE TORONTO 2012

Quinta – 18 de outubro
19h00 – Filme de Abertura: Capitães da Areia (Captains of the Sand) – fic – 111 min

Sexta – 19 de outubro
19h00 - 5x Pacificação (Peace in Rio) – doc – 96 min
21h15 - A Febre do Rato (Rat Fever) – fic – 110 min

Sábado – 20 de outubro
15h - Carmen Miranda: Bananas is My Business – doc – 91 min
17h - Muita Calma Nessa Hora (Take It Easy) – fic – 104 min
19h15 - A Busca ou A Cadeira do Pai (Father’s Chair) – fic – 93 min
21h15 - Paraísos Artificiais (Artificial Paradise) – fic – 96 min

Domingo – 21 de outubro
14h - O Bandido da Luz Vermelha (The Red Light Bandit) – fic – 92 min
15h50 - Corações Sujos (Dirty Hearts) – fic – 107 min
18h - Rio Anos 70 (Rio Disco 70) – doc – 75 min
20h - Festa de Encerramento com show de Pedro Luis


Vivo Open Air 2012 – Rio de Janeiro – Programação

Qua, 17/10: Filme Curtindo a Vida Adoidado / Show Los Sebozos Postizos
Qui, 18/10: Filme The Company You Keep / Sem Proteção (Pré-estreia) / Show Acabou Chorare, com Moraes Moreira e Davi Moraes
Sex, 19/10: Filme Relação Explosiva (Estreia) / Festa: Guerapa + LUV + Madureira Disco Clube = O Grande Baile Black
Sáb, 20/10: Filme Pulp Fiction / Festa Coordenadas
Dom, 21/10: Show 19h – Gato Mia + Escola Portátil de Música / Filme 20h – Zarrafa (Pré-estreia)
Ter, 23/10: Filme Celeste & Jesse Forever (Pré-estreia) / Show Nova Lapa Jazz
Qua, 24/10: Filme Os Caça-Fantasmas / Show Maíra Freitas part. Dudu Nobre
Qui, 25/10: Filme As Palavras (Pré-estreia) / Show Lulu Santos canta Roberto e Erasmo
Sex, 26/10: Filme Just Like a Woman (Pré-estreia) / Show #Esbórnia
Sáb, 27/10: Filme Scarface / Festa Modinha!
Dom, 28/10: Filme 20h – Uma História de Amor e Fúria (Pré-estreia nacional) / Show 22h – Jesuton
Ter, 30/10: Filme Vou Rifar meu Coração / Show Hurtmold
Qua, 31/10: Filme De Volta para o Futuro / Show Baby Sucessos (Baby do Brasil e Pedro Baby, participação especial Caetano Veloso)
Qui, 01/11: Filme Marcados para Morrer (Pré-estreia) / Show Trio Preto
Sex, 02/11: Filme Frankenweenie (Estreia)/ Show Festa Rocka Rocka
Sáb, 03/11: Filme O Poderoso Chefão / Festa Sem Loção
Dom, 04/11: Filme 20h – A Deeper Shade of Blue (Pré-estreia) / Show 22h – Toca Rauuul


Programação do Seminário Crítica da Crítica na Caixa Cultural

16/10/12 (terça)
Música – De Indústria a Nicho.
Debatedores: Lucas Santtana (cantor e compositor), Mauro Ferreira (jornalista e crítico) e Marildo Nercolini (coordenador e professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da  UFF). Mediadora: Claudia Neiva Matos, professora do Programa de Pós-Graduação - Estudos de Literatura da UFF e doutora em letras pela PUC-Rio).

17/10/12 (quarta)
Artes Visuais – Ampliações do Campo.
Debatedores: Laura Erber (escritora e artista visual, professora do Departamento de Teoria do Teatro da Uni-Rio e mestre e doutora em Letras pela PUC-Rio), Daniela Labra (curadora de artes visuais e crítica de arte) e Frederico Coelho (pesquisador, ensaísta e professor de Literatura e Artes Cênicas da PUC-Rio). Mediador: Bruno Melo Monteiro, mestre em Artes Visuais pela UERJ

18/10/12 (quinta)
Cinema – Mobilidade e Linguagem
Debatedores: Consuelo Lins (professora da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora da produção audiovisual contemporânea), Daniel Caetano (professor da UFF) e Juliano Gomes (mestre em comunicação). Mediador: Pedro Curi, doutorando em Comunicação Social pela UFF.

19/10/12 (sexta)
Literatura – Em Busca de Textos onde Tudo é Contexto
Debatedores: Simone Campos (escritora, tradutora e editora), Karl Erik Schollhammer (professor e diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio) e Sérgio Rodrigues (escritor e jornalista). Mediador: Diego Paleólogo, doutorando em Comunicação Social pela ECO/UFRJ