NOVO LONGA DE FERNANDO MEIRELLES ABRE FESTIVAL DE GRAMADO


Cartaz de 360 em Paris


De fato a première do filme ocorreu em setembro do ano passado no Festival de Cinema de Toronto. Em outubro veio a sessão solene de abertura do prestigiado Festival de Cinema de Londres. E em 4 de julho último foi apresentado no Festival de Munique, o Filmfest München. O longa já foi lançado em Londres e na França, mas esta é sua primeira exibição no Brasil, onde tem estreia nos cinemas prevista para a próxima sexta-feira, 17 de agosto.

 

360 é uma adaptação internacional de Reigen (ou La Ronde em francês), peça do escritor e dramaturgo austríaco Arthur Schnitzler. A estréia da peça original foi em 1920, em Berlin. Na época foi muito comentada principalmente pelas cenas de sexo que permeavam os dez episódios da trama, sofreu um processo e ficou censurada até 1982. Teve várias adaptações para o cinema ao longo do último século, todas bem sucedidas. O roteiro de 360, do britânico Peter Morgan (A Rainha, O Último Rei da Escócia), é composto por diversas histórias independentes que se entrelaçam, passeando por diferentes partes do mundo (Viena, Bratislava, Paris, Londres, Denver e Phoenix). O elenco é uma constelação de estrelas de diversas nacionalidades: Anthony Hopkins, Jude Law, Rachel Weisz, Ben Foster, Jamel Debouze, Moritz Bleibtreu, pra citar apenas algumas. Dois atores brasileiros puseram seu tijolo nessa torre de babel: Maria Flor e Juliano Cazarré. Ambos prometeram vir hoje à noite, ao lado do diretor, abrir orgulhosamente o 40º Festival de Cinema de Gramado.
 
Anthony Hopkins em 360
 
Fernando Meirelles é um orgulho do cinema nacional, arquiteto de formação, fundador e sócio-majoritário da produtora paulista O2 Filmes, traz na bagagem o peso de produções e direções de importância capital para a televisão, a publicidade e o cinema brasileiros. Seu longa Cidade de Deus, de 2002, arrematou prêmios e audiências ao redor do mundo e 4 indicações ao Oscar, inclusive o de melhor diretor. Veio enfim a merecida consagração e abriram-se as portas da industria cinematográfica internacional. 

Jude Law e Fernando Meirelles no London Film Festival 2011

Seu primeiro trabalho fora do Brasil, The Constant Gardener (O Jardineiro Fiel) de 2005, baseado em livro de John Le Carré, também recebeu 4 indicações ao Oscar (Rachel Weisz levou o de melhor atriz) e mais uma saraivada de prêmios ao redor do mundo. Em 2008 veio Blindness (Ensaio Sobre a Cegueira), sobre livro de José Saramago, que rendeu ao Meirelles uma indicação à Palma de Ouro em Cannes. Festejado e aplaudido dentro e fora do Brasil como um dos maiores filmmakers de sua geração, não é à-toa que se cria uma expectativa exagerada sobre todo e qualquer projeto que tenha sua assinatura. Expectativa essa que prejudica mais que ajuda o expectador a desfrutar e assimilar a obra desse incansável realizador.
 
Ben Foster em 360
 
360, de 2011, não escapa deste estigma. É apresentado pela mídia de forma megalômana como sendo uma super-produção internacional, falado em 6 idiomas, filmado em 6 capitais e com uma constelação de hiper-atores de vários continentes. São tantos superlativos que dá a impressão que Meirelles se aventurou a dirigir algo que mais parece um novo episódio da Missão Impossível .. Será que é isso mesmo? Estamos contando as horas pra conferir essa abertura.
 
Após a sessão viremos aqui postar nossos comentários e críticas. Não percam !!
 
Até loguinho
.DarioPR