OS QUATRO HOMENAGEADOS DE GRAMADO 2015 - por DarioPR


Pessoal, já estamos em clima de Serra Gaúcha .. Faltam só dois dias pra começar o 43º Festival de Cinema de Gramado, e já temos muito pra comentar sobre o que rola por lá esse ano. Quero iniciar falando sobre os homenageados, pois eles – como cartas selecionadas em um baralho – de certa forma dão a tônica de como a equipe do Festival está se movendo, o que eles pensam sobre o cinema e sobre o mundo. Afinal, a gente só homenageia quem a gente acha que merece ..

Este ano os homenageados são Marília Pêra, Daniel Filho, Zelito Viana e Pino Solanas. De cara já podemos dizer que Gramado parece querer ampliar o alcance de seu leque. O Cinema, per si, já não lhe basta. Numa atitude positiv(ist)a em relação às outras área do conhecimento e das artes, o festival propõe um diálogo sem preconceitos com a Televisão e a Política. Se a tendência sugerida por Gramado se confirmar, o Cinema Brasileiro dos próximos anos promete dar o que falar, com idas, vindas e reviravoltas dignas de uma longa e bizarra “novela latino-americana”.  Assistiremos pois .. Mas agora vamos aos homenageados ..


O Kikito de Cristal – a honraria de Gramado aos expoentes do cinema latino-americano – reconhece este ano a figura do diretor, produtor, roteirista e ator Fernando Solanas, hoje também Senador da República na Argentina. 

Pino Solanas, como é mais conhecido, sempre conciliou sua filmografia com projetos políticos e sociais. Já recebeu diversos prêmios internacionais por filmes como ‘Sur’ e ‘Tangos... El Exilio de Gardel’, sendo diretor de documentários obrigatórios da cinematografia argentina, ‘Memoria del Saqueo’ e ‘La Dignidade de los Nadies’ entre outros.

Em 2009 eu estava em Gramado quando seu ótimo doc ‘La Próxima Estación’ foi o vencedor da mostra competitiva de filmes latinos. De herança política peronista, o senador vem sendo duramente criticado por suas opiniões ambivalentes em relação aos rumos atuais da política-econômica argentina, já tendo sido “carinhosamente” apelidado por parte da imprensa local de Pinocho [Pinóquio] Solanas.


O diretor e produtor cearense Zelito Viana recebe este ano o troféu Eduardo Abelin – referência a um pioneiro do cinema gaúcho – que é uma distinção concedida a diretores, produtores e técnicos pelo trabalho desenvolvido em prol do Cinema Brasileiro.

Zelito foi produtor de importantes filmes da cinematografia nacional como ‘Terra em Transe’ e ‘Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro’. Sua produtora, a Mapa Filmes, fundada com os contemporâneos Glauber Rocha, Paulo César Saraceni, Walter Lima Jr e Wanderley Reis completa 50 anos em 2015. 

Como diretor ele fez 16 obras, entre longas, curtas e especiais pra Televisão. Entre elas destacam-se a cinebiografia ‘Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão’, o especial ‘Morte e Vida Severina’, e os programas ‘Chico Total’ e ‘Chico Anysio Show’ na Rede Globo.

Zelito, além de ser um cearense arretado, é também um grande querido, que só não é mais querido porque é um só. Rapaz de família, ele é irmão do humorista Chico Anysio e da comediante Lupe Gigliotti, tio da atriz e diretora Cininha de Paula e do roteirista e ator Bruno Mazzeo; casado com a produtora Vera de Paula e pai da diretora Betse de Paula e do ator Marcos Palmeira. Somente. Confira aqui ou aqui a linda entrevista que fiz com ele quando o encontrei há 3 anos no (saudoso) Festival do Amazonas.  

O Troféu Oscarito chega a sua 25ª edição homenageando grandes atores e atrizes do Cinema Brasileiro. Quem recebe o prêmio em 2015, como já divulgamos aqui, é a atriz, cantora, diretora e produtora Marília Pêra

Veteraníssima, Marília dispensa apresentações, mas vale lembrar que está celebrando 67 anos de carreira (começou no teatro ainda criança), já fez cerca de 30 filmes, 60 espetáculos teatrais e mais de 40 trabalhos na TV. Acho que nem ela sabe mais essa conta ao certo ..

Entre seus filmes de maior destaque estão ‘Dias Melhores Virão’, de Cacá Diegues e ‘Pixote, A Lei do Mais Fraco’, de Hector Babenco. Marília já recebeu duas vezes o Kikito de Melhor Atriz em Gramado: por ‘Bar Esperança - o Último que Fecha’, em 1983, e em 1987 por ‘Anjos da Noite’. Em 2007, ela esteve na serra gaúcha ao lado do documentarista Eduardo Coutinho para encerrar o Festival com ‘Jogo de Cena’. Marília é incontestavelmente uma DEUSA na arte de atuar. Será muito emocionante aplaudi-la de pé no Palácio dos Festivais.


O Troféu Cidade de Gramado – distinção que sempre traz um convidado de honra para o evento por sua contribuição ao cinema – em 2015 vai para o produtor, diretor, ator e roteirista Daniel Filho

Nascido no Rio de Janeiro na década de 30, ele estreia no cinema em 1955 como ator no filme ‘Colégio de Brotos’ de Carlos Manga. 12 anos depois, em 1967, Daniel dá uma guinada na carreira e inicia uma meteórica trajetória como diretor de novelas da Rede Globo que duraria exatos 33 anos, e mais de 30 obras entre novelas, séries e minisséries, todas memoráveis, demarcando uma revolução estética na teledramaturgia nacional caracterizada por diálogos ágeis e tramas concisas, de forte apelo popular.  Durante esse período sua obra como diretor de cinema ficou obviamente relegada a segundo plano, tendo dirigido apenas três longas: ‘Pobre Príncipe Encantado’(1969), ‘O Casal’(1975) e ‘O Cangaceiro Trapalhão’(1983).

No ano 2000 Daniel Filho protagoniza outra grande guinada em sua carreira. Deixa a Rede Globo e, a frente da sua produtora, a Lereby Produções, passa a dedicar-se exclusivamente a produção e direção de longas-metragens. Em 15 anos pôs sua assinatura em 40 filmes como produtor, e 10 como diretor, todos campeões absolutos de bilheteria.

Agora, 15 anos depois e já consagrado como o Rei Midas do Cinema Brasileiro, Daniel nos brinda com um filme de fraco apelo popular e baixíssimo orçamento: 'Sorria, Você Está Sendo Filmado', fracasso de público e de crítica. Para onde esse mago do audiovisual está querendo nos levar desta vez ??

DarioPR

Eis a agenda das homenagens do 43º FCG programadas pra acontecer por volta das 21h, todas no Palácio dos Festivais:

·  08/08 (sábado): Troféu Cidade de Gramado –Daniel Filho

·  11/08 (terça): Troféu Oscarito – Marília Pêra
·  13/08 (quinta): Troféu Eduardo Abelin – Zelito Viana
·  14/08 (sexta): Kikito de Cristal – Pino Solanas