43º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO - de 07 a 15 de agosto de 2015 - por Dario PR



O Festival de Cinema de Gramado chega à sua 43ª edição ininterrupta como o mais tradicional evento cinematográfico do país. Ao longo de mais de quatro décadas, reflete a história do nosso cinema e testemunha a história cultural do Brasil. Desde o primeiro Kikito, feito ainda de madeira e entregue em 1973, o Festival se reinventou, resistiu, e mais de mil Kikitos já foram distribuídos.

A edição 2015 segue o mesmo formato dos últimos anos com mostras competitivas de longas brasileiros e ibero-americanos, curtas brasileiros e o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas (dias 7 e 8). Já os troféus 'Oscarito', 'Eduardo Abelin', 'Kikito de Cristal' e 'Cidade de Gramado' prestam homenagem a atores, cineastas e personalidades ligadas ao cinema.

Marília Pêra é a grande homenageada da 25ª edição do troféu 'Oscarito', distinção entregue a grandes atores do Cinema Brasileiro. Com 24 filmes no currículo, a carioca já foi consagrada duas vezes em Gramado com o Kikito de melhor atriz em 1983 com "Bar Esperança - O Último Que Fecha" e em 1987 com "Anjos da Noite". Marília recebe o troféu 'Oscarito' na noite do dia 11 de agosto no Palácio dos Festivais.

Já o troféu 'Cidade de Gramado' vai para o cineasta carioca Daniel Filho, que estreou no cinema em 1955 como ator no filme “O Fuzileiro do Amor". Desde lá, alternou papeis como intérprete, diretor e produtor, com mais de 40 longas no currículo, que tem como marca o diálogo com o grande público. Daniel segue produzindo e dirigindo filmes, conciliando-os com sua consolidada carreira na TV. Os últimos longas assinados por ele foram "Confissões de Adolescente” (2014) e “Sorria, Você Está Sendo Filmado” (2015).

A entrada no Palácio dos Festivais se mantem acessível: 30 reais (com meia para estudantes e idosos) nas noites de exibição, e 100 reais (valor único) para a grande noite de premiação que acontece no dia 15 de agosto. Os ingressos já estão a venda no site 'Ingresso Rápido'.

Além das mostras competitivas, uma noite de pré-estreia com apresentação de projetos do programa gramadense Educavídeo e uma programação exclusiva com mostras paralelas, cinema nos bairros, cinema nas escolas, debates, encontros, lançamentos de livros e outras atividades tomam conta do evento.

A curadoria segue com os brasileiros Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho, e a argentina Eva Piwowarski. Para esta edição foram vistos 124 filmes brasileiros e 67 estrangeiros. O resultado se reflete em duas mostras competitivas que apresentam 15 longas, sendo 8 brasileiros e 7 estrangeiros. Entre os curtas brasileiros, 15 títulos disputam o Kikito. Para a Mostra Gaúcha de Curtas, 14 curtas foram selecionados.

A premiação em dinheiro segue como um firme compromisso assumido pelo Festival com a classe cinematográfica em 2014. São 280 mil reais distribuídos entre os vencedores das mostras competitivas de longas brasileiros e estrangeiros e curtas brasileiros. A Mostra Gaúcha de Curtas segue com o apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que distribui um total de 30 mil reais entre os vencedores.

A partir de hoje o Cinema Na Veia estará fazendo diariamente a cobertura completa do 43º Festival de Gramado, com matérias sobre os filmes, eventos e tudo o que mais rolar. Não deixem de acompanhar  .. 

Dario PR