40º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO TEM NOVA CURADORIA


Em sua 40ª edição, o Festival de Cinema de Gramado está com três novos curadores. O primeiro deles é o jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho, que já participou do Festival em edições anteriores - na última, presidiu o júri da crítica. Jornalista especializado em cinema há mais de 40 anos, tem uma extensa carreira em grandes veículos de comunicação, além de já ter se aventurado como ator e roteirista. Atualmente comenta a transmissão do Oscar, Globo de Ouro e Screen Actor Guild Awards pela TNT. Também é comentarista do portal R7, do Grupo Record e da revista Monet. Sobre os 40 anos do Festival de Gramado ele atesta: "É a celebração de um passado glorioso e o começo de algo promissor".


O gaúcho Marcos Santuário é o segundo integrante da nova curadoria. Ele é professor da Universidade Feevale, pesquisador, doutor em comunicação e membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Atua também como editor de cultura do jornal Correio do Povo e do blog “Cine CP”. Também já nos acostumamos a vê-lo fazendo a cobertura jornalística de festivais mundo afora. Santuário recorda que foram 40 anos ininterruptos de realização do Festival de Gramado. “Anos de acolhimento da produção nacional e, em certo momento, da produção latino-americana. Isso por si só já marca um valor importante e é grande motivo de celebração. Além disso, os grandes debates, encontros e processos reflexivos da produção cinematográfica vivenciados nestas quatro décadas também construíram sua importância. Atualmente a nova produção do cinema brasileiro tem em Gramado um cenário respeitado e em crescimento”, sentencia o jornalista. Confira entrevista com Marcos Santuário no link: http://www.feevale.br/acontece/noticias/de-professor-a-curador


Por fim, quem também integra a curadoria da 40ª edição é José Wilker. O cearense tem uma longa carreira como ator (inclusive já foi premiado em Gramado) com mais de 40 novelas e 50 filmes, já tendo interpretado grandes personagens como Roque Santeiro, Juscelino Kubitschek e "o homem da capa preta”. Crítico de cinema, também é responsável pelos comentários da cerimônia do Oscar na transmissão da Rede Globo. Atualmente faz sucesso no elenco de “Gabriela”, novela baseada na obra de Jorge Amado. As gravações da novela no Rio tem impedido Wilker de estar mais presente no Rio Grande para os preparativos. Vamos ver se durante o Festival ele vai poder ficar ..

Sobre os filmes selecionados para as mostras nacionais e estrangeiras, os curadores dizem-se satisfeitos com o resultado: “Todo o processo foi divertido e instrutivo. Eu me surpreendi muito com a seleção. Não fizemos concessões e tudo foi muito harmônico”, enfatiza Ewald Filho. Santuário destaca a notável diversidade dos filmes integrantes das mostras. “Temos uma variedade estética e narrativa muito grande. É uma seleção que explora as múltiplas possibilidades do cinema nacional e latino”, afirma. Para Ewald Filho, “foi uma seleção digna e muito representativa, que procura oferecer um panorama do que é realmente o cinema produzido no Brasil”.

De amanhã até 19 de agosto estaremos em Gramado conferindo essas e outras escolhas deste Festival definitivo. E você fica sabendo de tudo em tempo (quase) real aqui no Blog Cinema Na Veia. Não Perca !!

Até loguinho ..

DarioPR
  Fonte: Assessoria de Comunicação – Pauta Assessoria